domingo, 8 de novembro de 2009

BOM JESUS DO MONTE

Bom Jesus do Monte, Braga. Fonte própria.


Braga, capital do nosso país durante séculos, durante o Reino Suevo da Galiza. As lutas religiosas entre a Arquidiocese de Braga e Santiago também estiveram por trás da cisão entre Galiza e Portugal.

Nos arredores encontramos uma das primeiras mostras de arte neoclássico português, que constitui o principal atrativo turístico de Braga, uma das melhores expressões da arquitectura religiosa portuguesa, e clara mostra do peso da religiosidade na história da vila: a Via Sacra eo Santuário do Bom Jesus do Monte.

Escadorios da Via Sacra do Bom Jesus, Braga. Fonte: http://pt.wikipedia.org

Já no século XIV, surgem as primeiras menções a uma ermida neste mesmo Emprazamento, mas será a partir de princípios do século XVIII, quando o arcebispo Rodrigo de Moura decide 'empreender a reconstrução do pequeno santuário' ea Via Sacra.


Interior da Igreja do Bom Jesus. Fonte própria.

O conjunto arquitetônico é formado por 17 capelas da Via Sacra (10 delas nos Escadorios) ea Igreja do Bom Jesus, onde podemos contemplar o magnífico Retábulo em relieve que representa a crucificação de Cristo no Monte Calvário.

Detalhe do Retábulo em relieve, Santuário do Bom Jesus. Fonte própria.

Finalmente, uma razão mais para visitar esta maravilha: o Elevador do Bom Jesus, centenário funicular que comunica a cidade de Braga com o alto do Santuário paralelo aos Escadorios do conjunto, constitui o primeiro funicular construído na Península Ibérica, inaugurado em 1882.

Elevador do Bom Jesus, Braga. Fonte própria.

Mais informações, em www.bragavirtual.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário