quinta-feira, 25 de junho de 2009

25 ANIVERSÁRIO

Com a comemoração do 25 aniversário da chegada dos restos de Castelao à Galiza, estreamos os blogs "Menos mal que nos queda Portugal" (em galego) e "Alem do Minho" (em português). Blogs que pretenderão ser um ponto de contato para o mútuo conhecimento das realidades econômicas, sociais e lingüisticas dos dois lados da "raia", processo no qual têm muito que ganhar ambas sociedades.

E que melhor modo de começar nosso mútuo conhecimento que lembrando à maior figura do nacionalismo galego. No dia 28 de junho se cumprem 25 anos desde que Alfonso Daniel Rodriguez Castelao descansa no Panteão de Galegos Ilustres de São Domingos de Bonaval, em Santiago de Compostela, com figuras da cultura galega como Rosalía de Castro ou Ramón Cabanillas.

Lembrar também como recebia um autêntico batalhão de polícia, porrete em mão, à gente que esperava o ataud de Castelao gritando "Galiza livre, poder popular", a partir do minuto 1:00 do vídeo, acusando às autoridades que "os que o exiliaron agora lhe fazem honras". Ou a valentia de Tareixa Navaza para ler ao vivo em TVE, Televisão Pública da Espanha, extratas da sua obra: "Galiza é uma Nação. Se é uma Nação, tem direito a sua autodeterminação". Lhe custou o posto ao diretor de TVE em Galiza e a Navaza sofrer assédio moral trabalhista na televisão pública. Viva a liberdade de imprensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário