terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

UMA SAUDAÇÃO A FUNCHAL, MILTON KEYNES, WROCLAW...

Depois de um mês usando o Google Analytics, descobrimos que não só nos continuam em Portugal. Temos fãs em sites como Funchal na Madeira, Milton Keynes e Londres no Reino Unido, Wroclaw na Polónia, Fortaleza no Brasil, Luxemburgo... Menção especial ao nosso amigo do Funchal, que nos visita quase diariamente, e Milton Keynes e Wroclaw, que também o fazem assiduamente. Muito obrigado e uma saudação aos três!

A respeito das visitas a Menos mal que nos queda Portugal, a maioria concentram-se claro em Galiza (64% do total), mas também há muitas em Madrid (a segunda cidade em número de visitas por detrás da Corunha), Barcelona, Lisboa, Porto ... e também alguns que chegarom a nós desde os USA, Argentina, Letônia, Finlândia e Liechtenstein!

Muito obrigado a todos por estar ahi.

Visitas a Alemdominho de 13.01 a 12.02. Fonte: google.com/analytics

Por países, 64% no caso de Galiza e 20% do resto do Estado. 8% visitou este último mês desde Portugal, e um 3,5% do Reino Unido.


Quanto ao blog Alemdominho, onde periodicamente publicamos alguns dos artigos de Nosquedaportugal em português para tentar chegar com a nossa voz ao resto da lusofonia, o certo é que consegue apenas parcialmente os seus objectivos: o 50% das visitas vêm de Portugal e Brasil, mas falamos de um total de apenas 140 por mês. Como veremos, o problema está em como dão com o blog as nossas visitas.


Durante este mês, os artigos 'Uma experiência pessoal' e 'Enxebrismo internacional' alcançaram o recorde de visitas do blog, graças principalmente ao seu sucesso em chuza.org e ter sido publicados dois excertos de sendos artigos no Portal Galego da Língua. Alcançaram em conjunto mais de 1.000 visitas em 7 dias. De toda maneira, indicar também que a entrada antiga que mais visitas continua a ter de maneira freqüente é 'O Reino da Galiza por López Carreira', que recebeu quase 100 visitas nesse último mês, apesar de ter sido publicado há já 3.

O portal de notícias da Galiza www.chuza.org. Fonte: www.chuza.org


Quanto à procedência dos visitantes, o site chuza.org -onde, graças aos seus usuários chegamos à camada já numas 10 vezes- nutre de mais visitas até mesmo que os que entram de forma directa (30% vs 23%). O Facebook e o Portal Galego da Língua pela publicação daqueles artigos sobre o galego internacional também nutriron este mês de muitas visitas (em torno a 10%), mas em conjunto, a maioria das visitas (amém chuza e diretas) procedem de outros blogs que freqüento e que desde aqui recomendo: el voto con botas, renovarobng, o café na trincheira, sihomesi, galizauberalles, a furada do trasno, feijoomente, o blog de Antón Losada, seioque, torrevixía ou a fiestra de masoucos, principalmente, aportaron em conjunto um 20 %.

Comparativamente, como comentava o problema de Alemdominho é que não chega a nenhum chuza brasileiro ou português (alguém sabe?), e os blogs portugueses e brasileiros que visito, por falta de tempo são de forma bastante esporádica. Assim, 40% das visitas vêm de pesquisas no Google e 25% da própria página Nosquedaportugal, mais do que ingressa diretamente ao blog em português (20%). Apenas há visitas de blogs ou redes sociais.


E por último, uma anedota: Firefox arrasa no universo de navegadores de internet! O 61% dos nossos leitores visitam em Firefox, e em 29% desde o Internet Explorer. Google Chrome só tem uma quota de 6% eo restante divide-se o 4% do mercado. Alguém disse oligopólio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário