sábado, 24 de outubro de 2009

ARIGATO!!

Corre a crença por ahi de que a palavra portuguesa Obrigado originou a japonesa Arigato, quer pela sua semelhança na pronúncia, como porque ambas servem para dar as graças.

Não é verdade tal crença, mais surpreendentemente, segundo Wikipédia há pelo menos umas 50 palavras japonesas que si derivam do português: Algumas delas, como iruman, shabon ou shurasuko vêm do galego irmão, sabão ou churrasco!, Assim que você vê ao longe que chegou a nossa fala ...

Cultura oriental. Fonte: elenapisa.blogspot.com


Não sei quem comentava recentemente que até mesmo o cão de Obama tem nome galego-Bom, talvez foi um presente de Lula '- como símbolo de até onde chega o nosso idioma, e alguns ainda continuam com a teima, por hipocrisia ou ignorância, de que o galego não serve pra andar pelo mundo.

Com mais de 260 milhões de falantes, o português é, como língua nativa, a quinta mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. É oficial em Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, em julho de 2007, na Guiné Equatorial. Também se fala nos antigos territórios da Índia Portuguesa, e pessoalmente posso acrescentar que mantém uma forte presença em locais como Luxemburgo ou Toronto, entre outros, por causa da emigração.

Por isso neste blogue havemos de ir falando dos diferentes países do mundo onde a fala de um galego lhe serve para ser cidadão do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário