terça-feira, 20 de outubro de 2009

DUAS NOTAS CULTURAIS

Ficou claro na votação deste mês que o que mais vos interessa, leitores, deste blog, são as notícias culturais. É uma boa nova, mais ainda porque significa dar manga larga aos conteúdos: música, literatura, teatro, humor, cinema, língua, história, arquitetura, turismo ...

Então, nessa linha, dois curtas notas de actualidade:

1. Ontem, durante o AGADIC-Feira Galega das Artes Escénicas-, fez entrega do Premio Álvaro Cunqueiro, 'o prêmio de Excelência dos textos teatrais'. E Claro que se fez justiça, porque o prémio recaiu sobre uma das maiores figuras do nosso teatro, Manuel Lourenzo, pela obra 'Flores de Dunsiname'.

Conhecendo a Manuel, de certeza que o que menos graça fez do prêmio foi ter de receber o prêmio das mãos de quem o recebeu ... Mas tempo teremos de falar de Lourenzo, por enquanto deixovos com as notícias em Vieiros e culturagalega.


Jose Saramago. Fonte: http://eltallerliterario.com.ar

2. Ontem também José Saramago, com certeza o escritor mais reconhecido das letras portuguesas das últimas décadas, vem de publicar o seu último livro, Caim. O prêmio Nobel volta à temática religiosa de sua obra mais polêmica, "O Evangelho segundo Jesus Cristo", mas anticipando que desta volta, a irreverência religiosa deixará site também ao erotismo nesta 'reconversão de algumas das parábolas que têm estruturado a religião católica "que O próprio autor Califica de 'pessimista'. Tendes mais informações no artigo A fé na literatura do Diario de Noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário