domingo, 14 de março de 2010

BLOGS DE REFERÊNCIA EM ECONOMIA

Se há um blog de referência em economia a nível internacional é o do Nobel de Economia mais blogueiro, Paul Krugman, The Conscience of a Liberal. Não quero deixar passar a oportunidade de mencionar um site imprescindível, www . project-syndicate.org, onde colaboram com artigos de opinião em economia, política internacional e crescimento sustentável personalidades tão reconhecidas como os economistas Nouriel Roubini e Joseph Stiglitz (Nobel de Economia o segundo), Kenneth Rogoff (ex-economista chefe do FMI), os ex-ministros das Relações Exteriores da Alemanha e em Israel, Joschka Fischer e Shlomo Ben-Ami, e muitos outros (Bradford deLong, Jeffrey Sachs, Robert Skidelski ...)


Mas não falava disso. Estava a falar de dois blogs de referência em economia da Galiza e de Portugal.




1.- A FURADA DO TRASNO

site: http://afuradadotrasno.blogspot.com/

Blog sobre economia de Portugal do que já temos feito referência em alguma ocasião em Nosquedaportugal, e não é de mais adicarlle também este artigo. Com uma linguagem básica e bem explicativa vai oferecendo regularmente informação e artigos de opinião sobre a situação económica galega a alcançar também os leitores com menos conhecimentos em economia. Imprescindíveis o acompanhamento da leia das caixas económicas, e dos dados macroeconômicos do PIB i emprego em Galiza.

Só me resta dizer duas coisas mais: pedir que adique mais artigos para Portugal e da Euro-região que formamos com os minhotos, e segundo deixar uma pergunta não ar: quem será caralho o trasno? (suponho que não sou o mais indicado para fazer essa pergunta, mas bom ...)



2.- THE PORTUGUESE ECONOMY

site: http://theportugueseeconomy.blogspot.com/


Blog sobre economia de Portugal. Um problema que temos muitas vezes os que deste lado do Minho queremos estar ao dia do que acontece em Portugal é que não sabemos chegar a fontes de informações que nos permitam acompanhar de contínuo a realidade dos nossos vizinhos. Bem, pois en economía isso rematou:


The Portuguese Economy. Fonte: theportugueseeconomy.blogspot.com


Há apenas um mês vem de nascer o blog The Portuguese Economy, interessante iniciativa de um grupo de quinze economistas e historiadores económicos portugueses de universidades do país vizinho, Espanha, Reino Unido, USA e Canadá, com o intuito justamente de dar a conhecer ao exterior que é a situação económica de Portugal, quais são as razões que leva à economia portuguesa a ser a que cria a menor renda per capita de seu entorno, e que soluções se podem apresentar.

O blog é escrito em inglês para promover precisamente a troca de conhecimento a nível internacional e a participação de qualquer interessado de fora de Portugal. Para muitos, o principal ponto contra deste blog é que não chegará a tanta gente por causa de estar em inglês e porque a sua linguagem é muito mais técnica que a da furada do trasno, por exemplo. Mas por outro lado, neste caso, considero que é mais adequado para os objetivos que procura, e de encontrar algo de especial valia para ser comentado em Nosquedaportugal não teñades dúvida que o faremos.

Suliñar que chama muito a atenção o constante (e familiar no caso galego) 'victimismo' dos economistas portugueses na hora de botarlhe as culpas de todos os problemas da economia portuguesa à sua localização periférica. Bem, isso pode ter a sua parte de razão, mas por um lado não sei o que pensam em Tanzânia ou Bolívia disso, i em segundo lugar, neste mundo da informação instantânea e a crescente integração do comércio internacional, falar de periferia tem cada vez menos sentido: periferia em relação a quê? Além disso... a Terra não foi sempre esférica? Logo não tem esquinas nem nunca as teve ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário