segunda-feira, 8 de março de 2010

MORREU JOHNNY ALF

Acho que é pelo menos a segunda vez que tenho que adiar o artigo que lhe quero dedicar a um dos temas imprescindíveis da bossa, 'desafinado', mas desta volta é por causa de força maior.

A semana passada foi bem difícil não encontrar um jornal, blog ou qualquer meio carioca que não tenha feito referência à morte de Johnny Alf, músico e compositor brasileiro, considerado por muitos precursor da bossa nova.


Nascido no Rio em 1929, desde a adolescência tomou interesse pelo jazz e a música do cinema americano, tomando influências de músicos como Cole Porter. Foi dessa mistura de tendências e interesses musicais de onde, em 1953, surgiria a composição 'Rapaz de bem', incluída no álbum de 1955 'Johnny Alf', e que é considerado o tema que abriu caminho para o estilo musical de mais fama do Brasil.





Da mesma época é outro dos temas precursores, 'Céu e Mar', que podemos desfrutar na interpretação de dois grandes da música popular brasileira, Elis Regina e Tom Jobim:




Alfredo José da Silva, Johnny Alf, faleceu na quinta-feira da semana passada em São Paulo por causa de um câncer. Nos deixa a sua música para divertimento de todos.

------------------------

Saiba mais:

- Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Johnny_Alf
- Discografía: http://www.sombras.com.br/johnnyalf
- Morre Johnny Alf: www.estadao.com.br / morre-Johnny Alf

Nenhum comentário:

Postar um comentário