Acho que é pelo menos a segunda vez que tenho que adiar o artigo que lhe quero dedicar a um dos temas imprescindíveis da bossa, 'desafinado', mas desta volta é por causa de força maior.
A semana passada foi bem difícil não encontrar um jornal, blog ou qualquer meio carioca que não tenha feito referência à morte de Johnny Alf, músico e compositor brasileiro, considerado por muitos precursor da bossa nova.
Nascido no Rio em 1929, desde a adolescência tomou interesse pelo jazz e a música do cinema americano, tomando influências de músicos como Cole Porter. Foi dessa mistura de tendências e interesses musicais de onde, em 1953, surgiria a composição 'Rapaz de bem', incluída no álbum de 1955 'Johnny Alf', e que é considerado o tema que abriu caminho para o estilo musical de mais fama do Brasil.
Da mesma época é outro dos temas precursores, 'Céu e Mar', que podemos desfrutar na interpretação de dois grandes da música popular brasileira, Elis Regina e Tom Jobim:
Alfredo José da Silva, Johnny Alf, faleceu na quinta-feira da semana passada em São Paulo por causa de um câncer. Nos deixa a sua música para divertimento de todos.
------------------------
Saiba mais:
- Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Johnny_Alf
- Discografía: http://www.sombras.com.br/johnnyalf
- Morre Johnny Alf: www.estadao.com.br / morre-Johnny Alf
Nenhum comentário:
Postar um comentário