quarta-feira, 15 de julho de 2009

LA CORUÑA DE TODA LA VIDA (1ª PARTE)

Hoje iniciamos uma série de artigos que durante as próximas semanas pretenderão resumir a História em comum de Galiza e Portugal durante a Idade Meia até o século XV. Uma época na qual ambos povos compartilharam língua, reis, identidade, destino e objetivos comuns, e pelos quais lutaram durante mais de 250 anos até que finalmente tomaram caminhos muito diferentes. Uma série de artigos que para alguns leitores não contribuirá muito de novo, mas só porque já antes se esforçaram em conhecer de nossa História pela sua conta, porque a maioria lhe provocará mais de uma surpresa já que na "educação livre" do Estado Espanhol se preocupam bem de evitar a por ser um "episódio perdido da época feudal".

Este ensaio poderia haver-se titulado "A História em comum de Galiza e Portugal", ou "Os reis galegoportugueses", por exemplo, mais o título eleito com toda a ironia tentará deixar em evidência aos que ainda hoje pretendem enterrar nosso passado afirmando que o castelhano é tão idioma próprio da Galícia como o galego e que se chama La Coruña de toda la vida, por que quereis ahora "quitarle la ele"?. Chamarialhes panda de analfabetos se não fora porque precisamente o que pretendem é "fazer-se os rápidos".

Bandeira do Reino de Galiza
Fonte: http://gl.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Galicia

O período que vai centrar os próximos capítulos abrange os anos 1230 a 1486. São os anos da resistência do Reino de Galiza a passar a depender de Toledo, e apostando em repetidas ocasiões pela união com o Reino de Portugal. 250 anos de sucessivas e constantes lutas com remate na Doma y castración del Reino de Galicia por parte dos Reis Católicos.

Mapa político do noroeste da Península Ibérica a finais do século XI.
Fonte: http://gl.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Europe-south-west-kingdoms.png.


Por isso, vou quase que a passar por cima a que precisamente é a época de maior gloria de nossa História e de nossa Língua: os anos do Reino de Galiza desde o século IX, do Caminho de Santiago, de Xelmírez e do esplendor lírica medieval galego-portuguesa em nível internacional. Os mais interessados podem como sempre começar por ler na Wikipedia o artigo Historia de Galiza na Idade Media e investigar a partir daí.

Como este blog não termina aqui, teremos tempo de voltar mais adiante sobre ela, mas agora tomaremos como ponto de partida o ano 1230, quando falece Afonso IX e seu filho Fernando III, rei de Castela, não respeita o testamento do pai e luta por integrar o Reino de Galiza a Castela.

No próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário