segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FEIRA FRANCA EM PONTEVEDRA

Muitas coisas mudaram em Pontevedra nos últimos tempos. De fato, se há um governo nacionalista que vai já para 12 anos em uma vila tanto tempo dominada socialmente pelo "pijerío" -para alguns continua sendo a vila das touradas e as "puestas de largo"-, será que muito mal não fariam. Algo arrogantes foram algumas vezes, tudo é preciso dizê-lo, razão pela que seguem perdendo votos eleição após eleição, mas tiveram muitos acertos reconhecidos e que fizeram de Pontevedra a única cidade da Galiza onde o nacionalismo galego governa sem interrupção por mais de uma década: a recuperação do Casco velho, completamente degradado durante anos, a peonalizaçao do centro urbano, a recuperação do río Lérez -falta ver que passa com a Celulosa na foz-, etc.

Pontevedra e Ría de Pontevedra
Fonte: www.concellopontevedra.es

Todo isso fez de Pontevedra a segunda vila de maior crescimento populacional na última década dentre as principais cidades galegas, só atrás de Lugo. E, a diferença da capital lucense, seu empurrão não se deve à absorção de população dos municípios rurais do ao redor, mas junto das vilas contíguas de Marín ou Poio fazem da comarca de Pontevedra o quarto eixo econômico e populacional de Galiza, só atrás de Vigo, A Corunha e Santiago.

Evolución da poboación nas 7 vilas galegas. Ano 1991 base 100.
Fonte: www.ige.eu



Mas vamos ao tema. Entre as medidas mais acertadas dos últimos anos esteve a implantação da Feira Franca, evento que "se fundamenta no mercado libre de impostos que comezou a celebrarse en Pontevedra a partires do ano 1467, en virtude dun privilexio real concedido por Enrique IV, que autorizaba a celebración dunha feria que duraba quince días antes e quince despois do 24 de agosto, día de San Bartolomeu". A festa não está isenta de simbologia nacionalista, já que evoca os tempos de maior esplendor da burguesia galega, em um tempo no qual "a documentación dos concellos de Santiago, A Coruña, Betanzos, Pontevedra e Ourense está case totalmente redactada en galego". Mas, a diferença das festas sectárias dos touros e absolutamente rançosas e vergonhosas de "puestas de largo" e demais, que só recebem o interesse de um setor da sociedade local, a Feira Franca conseguiu em uns anos todo o interesse da sociedade e ser orgulho dos lerezanos. Uma festa para todas as idades, para ficar nas ruas durante todo o dia, comendo, assistindo a recriações históricas, mercadinhos, cetraria, etc.

Praza da Leña - Pontevedra
Fonte: http://leovigildo.lacoctelera.net

E tudo isso, no marco incomparável da Zona Monumental pontevedresa, a maior e melhor conservada da Galiza. Está claro que não conta com monumentos do renome de nossos Patrimônios da Humanidade -Catedral de Santiago, Muralha de Lugo e Torre de Hércules-, mais as praças e rúas que vocês poderão encontrar caminhando de vagar por nossa cidade são do mais formoso do País. A este respeito, assinalar também que "a construción da Basílicia de Santa María ao longo do século XVI, impulsada pola poderosa Confraría do Corpo Santo, é a manifestación artística máis sobranceira daquela etapa de esplendor".

Basílica Santa María - Pontevedra
Fonte: www.colon-gallego.com

E se formosas são as ruas da Boa Vila, muito mais no fim de semana da Feira Franca. O ambiente pontevedrês é o mais adequado para recrear o medievo, levando-nos por um dia àqueles tempos como não o consegue nenhuma outra das festas medievais que se realizam em Galiza. Por isso, convidamos-lhes a visitar Pontevedra este fim de semana do 4 e 5 de setembro, e para aqueles que não possam vir, a semana que vem faremos entrega de um novo artigo onde recolheremos algumas estampas da nossa festa mais sentida.

(Toda a informação que vocês precisem sobre a Feira Franca, em
: http://feirafranca.info )

Nenhum comentário:

Postar um comentário